AAI

Gonzaga Souza Filho
AAI

Sobre o professor: Mestre em Economia Empresarial, profissional de finanças e mercado de capitais, professor da Pós-Graduação da UFF, MBAs na FGV, B3 Educação e Anbima. Autor do livro Manual do AAI.

Objetivo: Preparar o profissional para a prova de certificação AAI (prova da Ancord)

Público Alvo: Interessados em atuar no mercado de ações e em outras áreas do mercado de capitais

Pré-requisito: Não há

Carga Horária: 48 horas

Disponível por: 60 dias

Preço: De R$790,00 por R$740,00

Eu quero

ementa e conteúdo programático

Módulo

Tópico

Conteúdo

1

A Atividade Profissional do Agente Autônomo

Diferenças entre a atuação como pessoa natural e pessoa jurídica, normas de conduta, relacionamento com clientes e com a instituição pela qual está registrado, e penalidades as quais está sujeito.

2

Crimes de Lavagem ou Ocultação de Bens

Crimes de Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores, em especial a Lei 9.613, de 03 de março de 1998, a Circular Bacen 3.461, de 24 de julho de 2009 e a Instrução CVM 301, de 16 de abril de 1999.

3

Economia

Indicadores econômicos, a relação entre o IPCA e a taxa de inflação, a descrição dos indicadores de taxas de juros no mercado nacional (Taxa Selic, TJLP, TBF, TR) e a construção de alguns indicadores econômicos e de medidas de inflação: índices de inflação no varejo (IPCA e IPC) e no atacado (IGP-M e IGP).

4

Sistema Financeiro Nacional

Principais atribuições dos órgãos normativos (CMN, CNSP, CGCP), dando destaque ao CMN, aos seus agentes supervisores (CVM e BACEN) e ao papel do COPOM na determinação da taxa de juros.

5

Instituições e Intermediários Financeiros

Estrutura do Sistema Operativo do Sistema Financeiro Nacional (SFN), sua classificação, conceituação e participantes. Comparação entre as funções econômicas das diferentes instituições financeiras (Bancos Múltiplos, Bancos de Investimento, Distribuidoras e Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários, de Câmbio e de Futuros).

6

Administração de Riscos

Conceito de risco; Value at Risk (VaR); Conceito de Duration; Definição e Características dos Tipos de Túnel.

7

Mercado de Capitais

Mercado de Capitais; A B3 - Brasil Bolsa Balcão; A B3 - Segmento Bovespa; A B3 - Segmento BM&F

8

Fundos de Investimento

Classificação dos fundos de investimento segundo a regulamentação da IN CVM 555/15 e as características mais importantes dos Clubes de Investimento. Uma especial atenção é dada à composição do patrimônio (Fundo de Curto Prazo, Fundo Referenciado, Fundo de Renda Fixa, Fundo de Ações, Fundo Cambial, Fundo de Dívida Externa, Fundo Multimercado) e, adicionalmente, quanto ao prazo médio da carteira (fundos de curto prazo e de longo prazo).

9

Outros Fundos de Investimento Regulados pela CVM

Fundos com regulamentação específica da CVM e não alcançados pela IN CVM 555/15, em especial os ETFs e FIIs.

10

Mercado Financeiro

Tipos e características dos títulos emitidos pelo governo brasileiro e do mercado de câmbio e seus participantes. Uma especial atenção é dada à LTF, LTN e NTN, e aos seguintes papéis privados de renda fixa: Certificado de Depósito Bancário (CDB), Recibo do Depósito Bancário (RDB), Letra de Câmbio (LC), Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), Letra Imobiliária (LI) e Letra Hipotecária (LH).

11

Mercados Derivativos

Definições de um contrato derivativo e diferenciação entre os contratos negociados em bolsa e no mercado de balcão; identificação dos tipos de liquidação dos contratos a termo; descrição das características básicas dos contratos a termo, contratos futuros, opções (de compra e venda), e swaps.

12

Liquidação das Operações

Características das liquidações financeiras realizadas no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Funções, a estrutura e o funcionamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), incluindo as câmaras de compensação e liquidação atuantes no mercado financeiro brasileiro.

13

Tributação nos Mercados Financeiros

Características tributárias, alíquotas incidentes sobre cada modalidade operacional, obrigatoriedade de recolhimento na fonte e isenções.

-->